10 motivos para você fazer o Curso de Eneagrama

30 junho, 2016
Quer entender o motivo pelo qual todas as pessoas que fazem o curso de Eneagrama tem relatos incríveis pra contar sobre ele? Veja os 10 motivos abaixo e entenda!

 

1 - Investir em suas habilidades verdadeiras

trudi-murray-artist-painting-with-end-of-brush-mark-making

Às vezes parece que estamos dando ‘murros em ponta de faca’ quando tentamos fazer algo e não conseguimos. Seja em tentar vender um produto, falar em público, assumir a liderança de um projeto ou até ser mais ‘relax’. Mas será que isso é algo da sua natureza? Será que não estamos nos cobrando demais em ser bons em coisas que não fazem parte da nossa personalidade? Todos podemos ser bons nas mais diversas atividades, mas saber identificar aquelas que são nossa praia e aquelas que não são tanto assim fazem com que você coloque suas forças em se aprimorar naquilo que você é bom e se cobrar menos pelas coisas que não são suas maiores habilidades.

 

 

2 - Saber o que te motiva

20-atitudes-para-ficar-mais-perto-do-seu-sonho-a-cada-dia-1426593475313

O que é motivador para você? Reconhecimento? Resultados? Admiração? Paz?Entender o que te motiva pode ser um guia rumo à aquilo que te deixa feliz e satisfeito. Muitas pessoas estão constantemente aborrecidas, ou com sentimento de vazio, e fazem perguntas a si mesmas como: “Será que é isso mesmo que eu quero para a minha vida?”, “Estou fazendo o certo?”, “Por que não consigo me sentir satisfeito?”. A partir do momento que você entende aquilo que te motiva, fica mais fácil traçar um caminho rumo ao seu objetivo.

 

 

3 - Calibrar sua Expectativa x Realidade

IMG_0640

Conhecer o próprio comportamento e o comportamento do outro permite que você esteja mais "calibrado", e tenha menos expectativas em relação ao outro e a si mesmo. Não adianta esperar algo do outro ou que ele se importe com certas questões tanto quanto você. Entender como as pessoas próximas encaram as situações e como costumam reagir a elas faz com que você esteja mais sensível e receptivo e não espere algo que possivelmente não acontecerá.

 

 

4 - Ser mais seguro de si

autoconfianca-profissional-

A insegurança e o medo são comuns diante do desconhecido. Quando não conhecemos a nós mesmos, tendemos a crer menos nas nossas próprias virtudes e capacidades. A insegurança acaba fazendo com que você comece a se auto-reprimir, impedindo seu crescimento e o aproveitamento das oportunidades que você pode encontrar pela vida.

 

 

5 - Ter mais estabilidade emocional

images (1)

Pessoas fortes emocionalmente são aquelas que conseguem prever suas reações à determinadas situações da vida, e no momento exato do acontecimento sabem como reagir de maneira inteligente. Com a ferramenta do Eneagrama, aprendemos a prever nosso comportamento, o que possibilita ter mais sensatez ao lidar com nossas próprias emoções.

 

 

 

6 - Fazer melhores escolhas

images

Conhecimento é a chave para excelentes escolhas. Um farmacêutico faz escolhas acertadas sobre a prescrição de um medicamento pois conheceu e estudou muito sobre o assunto. Ele consegue medir as consequências de sua escolha, que tipo de reações adversas um medicamento pode causar e quais seus benefícios. Com nós mesmos não é diferente. Precisamos nos conhecer emocionalmente para saber o que lhe será bom, o que evitar e como extrair o máximo das oportunidades que nos são dadas.

 

 

7 - Superar seus limites

Limites

Quem nunca teve o sentimento de estagnação, incapacidade ou de ‘mãos atadas’ que atire a primeira pedra. Nossa primeira reação é enumerar todos os motivos pelos quais algo não está dando certo, sempre culpando fatores externos pelos quais você não progrediu. Às vezes é difícil se dar conta de que somos nós mesmos os responsáveis por tudo isso. Alguns comportamentos, que chamamos de vícios emocionais, podem tornar-se grandes pedras no caminho de quem quer progredir, seja em um relacionamento amoroso, no trabalho, ou em qualquer outra situação da vida. Através do Eneagrama é possível reconhecer estes vícios emocionais e descobrir em que pontos você pode estar errando.

 

 

8 - Compreender mais e julgar menos

point-the-finger

Tudo pode ser mais fácil quando conseguimos compreender melhor as atitudes e reações das pessoas que estão à nossa volta. Para cada pessoa, um acontecimento tem diferentes pesos e medidas. Pra você por exemplo, a morte do seu cachorrinho pode ser algo triste, mas você seguirá a vida e isso não irá afetar seu dia-a-dia. Já para outra pessoa, pode ser um acontecimento de extremo pesar, e muitas vezes não conseguimos entender os motivos pelos quais o outro está sofrendo tanto. Com isso, começam os preconceitos. “Acho que é falta do que se preocupar”, “Nunca deve ter sofrido na vida”, entre vários outros pensamentos que podem nos ocorrer. Entender por que essa pessoa reage dessa maneira, pode fazer com que ao invés de julgar, estejamos aptos a estender a mão a essa pessoa e ajudá-la quando ela mais precisar.

 

 

9 - Melhorar seus relacionamentos

download

Seja na família, no trabalho ou na vida amorosa, precisamos lidar com diferentes tipos de pessoas. Cada um possui um padrão de comportamento e o Eneagrama nos dá ferramentas para identificar como são os das pessoas a nossa volta. Reconhecendo suas motivações e pontos de stress, conseguimos lidar com mais facilidade com as pessoas, seja para motivá-las ou causar não conflitos desnecessários.

 

 

 

10 - Enxergar os potenciais e as dificuldades do outro

binoculars_v

Na nossa rotina, precisamos designar ou dividir responsabilidades e atividades o tempo todo. A partir do momento em que você consegue reconhecer os potenciais e dificuldades de quem está à sua volta, será capaz de tirar o máximo de cada um, aproveitando verdadeiramente suas qualidades.

 

.

E então? Ficou convencido dos motivos pelos quais você deve fazer nosso curso? Se sim, inscreva-se no botão abaixo! Será muito legal ter você em nossa próxima turma!

Comments are closed.