O que é Eneagrama

Eneagrama é um modelo de funcionamento da personalidade humana, que através de descrições de mecanismos internos de defesa e de antecipação de atitudes e comportamentos podemos prever nosso padrão comportamental em várias circunstâncias da vida. O símbolo do Eneagrama é uma estrela de nove pontas formada por linhas internas que permitem correlações entre os respectivos Tipos (conheça os 9 tipos do Eneagrama).

Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento humano, que serve para entender profundamente questões psicológicas complexas, numa aplicação que a metodologia do curso a torna mais simples.

O treinamento de Eneagrama mostra nossas principais questões psicológicas e nossos pontos fracos e fortes nos relacionamentos interpessoais, levando as pessoas a entender melhor quem são e quem são os outros ao seu redor. Além disso, indica como lidar satisfatoriamente com problemas pessoais e a transpor as barreiras que nos separam dos outros e de nós mesmos.

O que é Eneagrama

Por que o autoconhecimento tem se tornado tão essencial nos dias de hoje?!

Podemos definir autoconhecimento como o conhecimento ou autoavaliação que fazemos de nós mesmos. Quando conseguimos descrever, prever, antecipar e controlar nosso comportamento, podemos dizer que nos conhecemos. Ai passamos a nos libertar dos padrões rígidos de personalidade que nos limitam.

Muitas vezes nos perguntamos porque mesmo sabendo e tendo consciência que alguns dos nossos comportamentos são prejudiciais para nós, ainda assim repetimos o mesmo padrão e não conseguimos parar de se comportar daquela forma. Geralmente não conseguimos mudar pois estes padrões automáticos são instintivos. Foram modelados ou adaptados em um momento de nossa vida e tendemos a repetir este padrão de forma inconsciente. Como nosso cérebro é muito econômico nas situações de perigo ou alerta, ele volta a funcionar como sempre funcionou fazendo você reagir da maneira mais fácil e rápida, e é ai que voltamos no modelo antigo de comportamento, isso funciona também para pensamentos e emoções.

Por isso não só importante a gente se conhecer, como também para ter recursos interiores para poder mudar. Ai que entra o Eneagrama. Quando entendemos mais sobre nós através de processos pessoais, conseguimos desenvolver novos comportamentos e habilidades do que estamos acostumados, e nossa vida passa a ter outro sentido, temos a sensação de tomar de volta as rédeas da nossa vida.

Você já teve a sensação de ter perdido o controle da sua vida? Isso acontece quando temos pouca informação sobre nós, agimos no piloto automático, e a vida acaba passando e nem nos damos conta disso.