Liberte-se dos Padrões que te limitam.

30 julho, 2016
1

Uma das coisas que mais me chamou atenção no processo de desenvolvimento do Eneagrama, é a liberdade!

A Liberdade tem sido erroneamente definida por uma sensação de “fazer o que se quer fazer”. Porém ela é muito mais do que isso, tem muito a ver com o fato de estarmos nos esquivando de algo aversivo, do que com a própria sensação de bem-estar. Um exemplo disso é quando falamos que nos sentimos livres quando terminamos um relacionamento conturbado ou saímos de um emprego que não apreciamos, nos sentimos livres por ter se libertado de algo que nos prendia, nos fazia mal.O mesmo acontece com o nosso padrão de comportamento!

A liberdade só existe quando conseguimos perceber o que controla nosso comportamento e entender quais são as consequências disso, ou seja, a liberdade está diretamente ligada ao autoconhecimento.

O processo de desenvolvimento do Eneagrama nos da uma boa dica a respeito de como agimos e como se manifestam nossos padrões habituais de comportamento, esta ferramenta pode nos guiar para muito além deles. Liberdade é o que você sente quando percebe que pela primeira vez não está agindo mais dentro de seus velhos padrões e percebe que pode escolher agir de uma forma diferente.

Os tipos de personalidade do Eneagrama

Aqui estão algumas características que cada Tipo de personalidade precisa estar atento para perceber quando seu vício emocional está em ação, quando isso acontecer, respire e permita deixar abrir um espaço para um novo tipo de resposta frente à situação.

Tipo 1: Alguma coisa não está certa, e isso te irrita. Note quando algo não está como você gostaria e seu crítico interior o faz pensar “é meu dever consertar, eu sou o único que se importa com isso”. Quando perceber este padrão, será muito mais fácil de se libertar dele.

Tipo 2: Você se importante tanto que precisa criar um vínculo que te faz ganhar um certo prestígio. Note quando você tende a oferecer ajudar, um elogio ou um presente, sinta o que isso quer lhe dizer. É muito mais fácil estar conectada com alguém quando está centrada.

Tipo 3: “Um mundo com tantas metas a serem atingidas”. Note quando você perde a conexão de si mesmo para realizar algo fora. Você está mais inclinado ao sucesso e a feedbacks positivos que acaba se perdendo de si. Ache sua liberdade através de conquistas que realmente fazem sentido para você.

Tipo 4: Quantas vezes você se pega olhando, admirando e desejando a conquista de outros, se ressentindo por não ter o bastante ou imaginando como seria bom se tivesse algo que ainda não possui. Note quando esse sentimento aparece e não fique presa a isso, a liberdade virá quando deixar suas falsas angústias para trás.

Tipo 5: Você então descobriu o significado do mundo. Note quando suas analises, pesquisas e teorias te levam ao isolamento e o distanciamento da realidade. Estar em contato com pessoas também pode te trazer brilhantes ideias e abertura de novos horizontes.

Tipo 6: Você se sente inseguro para decidir qual direção é mais segura. Note quando você precisa se agarrar em algo externo para sentir segurança. Quando se conecta consigo mesmo trás esta segurança para dentro de si e se torna seu próprio guia. Você se sentirá mais livre.

Tipo 7: Quando está descendo uma montanha russa e se pergunta se poderá fazer o passeio novamente, tende a se concentrar sempre em oportunidade futuras não se atentando que o verdadeiro prazer é aproveitar o momento presente no aqui e no agora. A liberdade a ser sentida é viver plenamente uma oportunidade de cada vez.

Tipo 8: A ideia de que o mundo é um lugar duro, te faz enrijecer para lidar com as situações da vida. Note quando se sente em um ringue e está pronto para colocar suas luvas de boxe. É através do relaxamento e da confiança que sua verdadeira força emerge para viver livremente.

Tipo 9: Você se sente mais feliz quando percebe que as coisas estão indo de uma forma leve, então é fácil se deixar levar pelos ditames do outro e que isso o trará a paz que deseja. Note quando está dizendo “sim” de mais e perceba se isso é o que você realmente deseja. Ter uma voz ativa também pode lhe trazer harmonia.

A liberdade não é algo palpável, porém você saberá quando estiver se sentindo livre. Não há nada como despertar e se desligar do nosso “piloto automático”. Só quando percebermos ele em ação é que verdadeiramente conseguiremos escolher seguir por este caminho ou não.

“entre o estímulo e a resposta está a liberdade de escolha” -Viktor Frankl
Escolha agir diferente!

Deixe uma resposta

1 comment

  1. I have been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts on this kind of house . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this website. Studying this information So i’m glad to show that I’ve a very excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I so much unquestionably will make sure to don’t omit this web site and provides it a look regularly.