Os 9 tipos do Eneagrama

O Eneagrama Pessoal traz as características das 9 personalidades do Eneagrama. Se você deseja aprofundar o estudo, poderá fazer o Curso Eneagrama Pessoal, onde o objetivo é mostrar nossas principais questões psicológicas e nossos pontos fracos e fortes nos relacionamentos interpessoais, levando as pessoas a entender melhor quem são e quem são os outros ao seu redor. Além disso, indica como lidar satisfatoriamente com problemas pessoais e a transpor as barreiras que nos separam dos outros e de nós mesmos.


 

Eneagrama Tipo 1

Eneatipo idealista, seguidor de princípios e regras. São pessoas éticas e honestas. as pessoas do Tipo 1 do Eneagrama têm um senso muito claro do que é certo e o que é errado, sempre lutam para melhorar as coisas, mas têm medo de errar. Organizadas, ordeiras e corretas, elas tentam viver conforme altos padrões, mas podem tender para crítica e o perfeccionismo. Costumam ter problemas com a impaciência e a raiva reprimida. Em seu aspecto mais positivo, essas pessoas são ponderadas, realistas e nobres.

Eneagrama Tipo 2

As pessoas do Eneagrama Tipo 2 são amigáveis, generosas, empáticas, sinceras e afetuosas, mas também podem ser um pouco sentimentalistas, seu foco esta voltado para a necessidade dos outros, por isso querem agradar os outros a qualquer preço. Sua maior motivação é chegar perto dos demais e, por isso, muitas vezes tentam tornar-se necessárias. Costumam ter dificuldade de cuidar de si mesmas e reconhecer suas próprias necessidades. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas de personalidade tipo 2 são altruístas e desprendidas que amam a si mesmas e aos demais incondicionalmente.

Eneagrama Tipo 3

Essa personalidade do Eneagrama é movido pelo sucesso, realizador. As pessoas do Eneatipo Três são seguras de si, atraentes e encantadoras. Ambiciosas, competentes e sempre prontas para agir, elas podem se deixar levar muito pelo status e pela ideia de progredir na vida. Muitas vezes preocupam-se com a própria imagem e com o que os outros pensam a seu respeito. Os problemas do Eneagrama Tipo 3 geralmente são a paixão excessiva pelo trabalho e a competitividade. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, são pessoas autênticas, que se aceitam como são e de fato representam tudo aquilo que parecem ser: modelos que a todos inspiram.

Eneagrama Tipo 4

Eneatipo romântico, introspectivo. As pessoas do Eneagrama Tipo 4 são atentas a si mesmas, sensíveis e reservadas. São emocionalmente honestas e não têm medo de revelar-se como são, mesmo quando estão sujeitas a flutuação de humor. Seu foco esta voltado para a falta, por isso podem muitas vezes se esquivar das pessoas por sentir-se vulneráveis e cheias de defeitos. Seus problemas mais comuns são a vitimização e falta de objetividade. Em seu aspecto mais positivo, quando se encontram na faixa saudável, as pessoas tipo 4 são muito criativas e inspiradas, capazes de renovar-se e transformar as próprias experiências.

Eneagrama Tipo 5

Pessoas com personalidade Eneatipo 5 também são chamados de o Investigadores porque, mais do que qualquer um é o que mais quer saber por que as coisas são como são. Seus representantes querem compreender como o mundo funciona. Eles estão sempre pesquisando, fazendo perguntas e conferindo as coisas. Porém por trás da incansável busca de conhecimento, as pessoas do Eneagrama Tipo 5 escondem grandes dúvidas acerca de sua capacidade de agir com adequação e sucesso. Ao invés de se dedicarem as atividades que pode fortalecer sua autoconfiança, eles buscam refugio na compreensão das coisas, que é a área em que se sentem mais confortáveis, convencidos de que o conhecimento em si poderá liberar seus entraves emocionais.

Eneagrama Tipo 6

O Eneagrama Tipo 6 dentre todos os tipos, ele é o mais leal aos seus amigos e as suas convicções. Seus representantes não abandonam o navio prestes a afundar e mantem-se fieis aos seus relacionamentos muito mais do que os demais tipos. Além disso, são fieis a ideias, sistemas e convicções.

A razão de serem tão leais aos outros é que essas pessoas não querem ser abandonadas nem perder o apoio de que dispõem. Assim o problema crucial das pessoas do Eneatipo 6 consiste numa falha de autoconfiança: não acreditam possuir os recursos internos para enfrentar sozinhas os desafios e caprichos da vida, essas pessoas passam a recorrer cada vez mais ao mundo externo, aliados e convicções no intuito de obter orientação.

Eneagrama Tipo 7

As pessoas do Eneatipo 7 são dotadas de mentes ágeis, tornando-se capazes de aprender extremamente rápido. Isso se aplica não apenas à sua capacidade de absorver informações, mas também a de realizar trabalhos manuais. Ironicamente, a grande curiosidade das pessoas do Eneagrama Tipo 7 é que a capacidade de aprender muito fácil, pode ser um problema para elas, por que por aprenderem diferentes habilidades de uma maneira fácil, torna-se difícil para elas escolherem o que querem. Por isso acabam muitas vezes desistindo das coisas que começaram e acabam tento muita iniciativa com pouca “acabativa”.

Eneagrama Tipo 8

O Desafiador, tipo forte e dominador. As pessoas pertencentes ao Eneagrama Tipo 8 são seguras de si, firmes e assertivas. Protetoras, talentosas e decididas, podem ser também orgulhosas e dominadoras. Por achar que precisam controlar o meio em que vivem, as pessoas deste tipo mostram-se muitas vezes controladoras e intimidadoras. Seu maior problema é a dificuldade de compartilhar a intimidade. Em seu aspecto mais positivo, as pessoas do Eneatipo 8 são mestras no autodomínio, usam sua força para melhorar a vida dos outros, mostrando-se heróicas e, muitas vezes, deixam sua marca na história.

Eneagrama Tipo 9

Eneatipo descomplicado, de fácil convivência. As pessoas deste tipo são constantes, confiáveis e receptivas. Têm bom gênio, bom coração e são fáceis de se contentar, mas podem ir longe demais na disposição de ceder para manter a paz. Em sua ânsia de evitar conflitos, podem exagerar na complacência, minimizando todos os entraves que surgirem. Seus maiores problemas são a passividade e a inércia. Em seu aspecto mais positivo as pessoas do Eneagrama Tipo 9 são incansáveis em sua dedicação a aproximar os demais e resolver mal entendidos.

 


 

Por que o autoconhecimento tem se tornado tão essencial nos dias de hoje?!

Pois vivemos em um mundo onde as coisas acontecem rapidamente e as interações tendem a ser superficiais, precisamos estar consciente de nós mesmo e do nosso comportamento. Afinal, nosso comportamento produz mudanças no ambientes e por consequência somos afetados por elas. Então porque não darmos chances a nossa própria capacidade de moldar um ambiente saudável ao nosso favor?!