PRODUTIVIDADE

12 junho, 2017
1

Nesta vida corrida, a produtividade é algo importante e até mesmo necessário para resultados satisfatórios. Tem sempre muito o que ser feito em um curto período de tempo. E quanto mais fazemos, maior a possibilidade de alcançarmos nossos objetivos. A produtividade pode também nos ajudar a equilibrar nossa vida de uma maneira mais adequada, fazendo o que precisa ser feito no período que foi estabelecido, cumprindo com suas responsabilidade sem precisar deixar de lado sua qualidade de vida, aproveitando o tempo livre para descansar.

Aqui estão algumas dicas para o desenvolvimento da produtividade de uma maneira saudável a partir das habilidades de cada Tipo do Eneagrama, para que traga resultados e não apenas aquela sensação de “fazer por fazer”.

Eneatipo 1 – Diminua a expectativa irreal da perfeição. Quando o Tipo 1 do eneagrama está sobrecarregado ele fica preso a um alto padrão de realização e acaba direcionando sua energia para apenas uma atividade, deixando outras, também importantes, de lado. Se contente com um padrão de 90% no resultado do seu trabalho, é uma meta realista ainda que bem elevada. Portanto te sobrará energia para realizar coisas prazerosas. Faça deste seu novo padrão e verá como vai se sentir muito mais leve em relação aos seus afazeres.

Eneatipo 2 – Limite o tempo que gasta com as pessoas e use um pouco dele para ficar só e fazer coisas para si mesmo. Sob excesso de carga o Tipo 2 do eneagrama tende a procrastinar seus afazeres atendendo as pessoas de seu relacionamento. Estipule um tempo para estar com os outros, planeje seu tempo de forma que seus compromissos fiquem à frente do de outras pessoas e só comece a fazer pelo outro quando terminar seus próprios afazeres. Você irá perceber que terá muito mais tempo de estar com as pessoas que ama, caso se mantenha em seu próprio cronograma colocando seus planos e tarefas em primeiro lugar.

Eneatipo 3 – Seja mais rigoroso no processo de conclusão de seus trabalhos. Quando está excessivamente sobrecarregado o Tipo 3 do eneagrama tem a tendência de cortar caminhos importantes para seu desenvolvimento. Aprenda a apreciar o processo mais do que a própria conclusão. Preste mais atenção nos detalhes do seu projeto para garantir que fique excepcional e não precise de improvisos na hora da entrega.

Eneatipo 4 – Se comprometa! Quando Tipo 4 do eneagrama se sobrecarrega, tende a perder o foco de suas metas ao passo que o mundo fantasioso e subjetivo começa a aparecer. Se comprometa com resultados específicos ao invés de idealizar a vida, utilize lembretes para se manter na linha. Planeje em seu dia um tempo específico para seus sonhos anote eles em um bloco de notas para que fiquem mais palpáveis e você possa traçar um plano para alcançá-los.

Eneatipo 5 – Procure novas possibilidades. Quando sobrecarregado o Tipo 5 do eneagrama se torna desorientado em relação a suas tarefas no trabalho, focando apenas em certas coisas, negligenciando outras. Trazendo para si uma ampla gama de experiências e variedades em projetos, este exercício propiciará mais produtividade em suas inovações.

Eneatipo 6 – Busque suporte para apoiar suas ideias e projetos. Quando sobrecarregado o Tipo 6 do eneagrama tende a olhar muito para os pequenos detalhes focando no lado negativo, buscando se apoiar em bases teóricas e se prendendo a uma didática, tentando padronizar o processo ao invés de ir para a execução. Use sua habilidade de relacionamento para se certificar que o seu trabalho está indo bem e tente não se prender ao risco. Busque fazer o que foi planejado, não o que acha mais seguro.

Eneatipo 7 – Crie na sua agenda horários específicos para criação de novas ideias. Quando Tipo 7 do eneagrama está sobrecarregado, tende a olhar várias possibilidades futuras  deixando de olhar para o presente quando lhe parece tedioso. Quando surgirem novos projetos em mente, anote no seu bloco de notas e se organize para desenvolvê-los no período que reservou para o brainstorm, volte a focar no que estava fazendo e termine!

Eneatipo 8 – Reserve um tempo para reflexão e estratégia. Não é um problema para o Tipo 8 do eneagrama agir, porém quando sobrecarregado podem se tornar impulsivo e acabar trocando “os pés pelas mãos”. Criar este momento para avaliar seus projetos e planos, provavelmente o poupará tempo e dinheiro na execução. Pode ser uma boa ideia compartilhar seus projetos com pessoas que confia, antes de tomar uma decisão importante.

Eneatipo 9 – Use a auto conversação para estimular a produtividade. Quando sobrecarregado o Tipo 9 do eneagrama pode se tornar bastante procrastinador e inseguro quanto as suas escolhas. Tente reafirmar para si mesmo porque fez tais escolhas e porque precisa finalizá-las, isso pode te ajudar a encarar seus projetos de uma vez por todas sem se deixar levar por coisas pouco importantes.

 

Estas são algumas dicas para cada Tipo do eneagrama para desenvolver a produtividade e o comprometimento com ela. Procure pedir ajuda de pessoas que confia para o incentivo e apoio dos projetos e para colocar em prática muitas suas ideias que não estão saindo do papel. Lembre-se que a produtividade depende de muitos fatores, um deles é o hábito!!

Deixe uma resposta

1 comment

  1. F*ckin’ amazing issues here. I’m very satisfied to peer your article. Thank you so much and i am having a look ahead to touch you. Will you kindly drop me a mail?